terça-feira, 6 de novembro de 2012

Semana Mundial de Alimentação / Projeto Alimentação e Saúde - Feira de Ciências




 



























 










 
Escola Agrícola Municipal Nilo Batista

Semana Mundial de Alimentação
Projeto Alimentação e Saúde - Feira de Ciências”



Rodovia Amaral Peixoto – Km 124 – Campos Novos – Cabo Frio
Telefone: 2630-9330
eamnilobatista@semecabofrio.rj.gov.br
Semana Mundial de Alimentação
“Projeto Alimentação e Saúde - Feira de Ciências”




Apresentação


O Projeto Alimentação e Saúde – Feira de Ciências surge na Escola Agrícola Municipal Nilo Batista como uma proposta de atender à solicitação da Secretaria Municipal de Educação de se trabalhar com uma temática fundamental neste contexto de 3º milênio: a alimentação no contexto contemporâneo – consumo, ação, política e sustentabilidade.
Uma releitura do consumo de alimentos em nossa sociedade brasileira e, de forma mais específica, no 2º Distrito de Cabo Frio, foi o foco de nossas discussões, pesquisas e atividades realizadas junto a todos os elementos que integram a comunidade escolar, principalmente os alunos.
E, num contexto de escola agrícola e área rural, este projeto pode despertar o interesse e a criatividade dos alunos que, de forma direta ou indireta, encontraram soluções simples e pertinentes para todos os desafios apresentados pelos docentes que nortearam todo o processo de elaboração e execução do mesmo.
Os registros aqui apresentados não traduzem todo o desenvolvimento do projeto, mas apenas aquelas atividades que mais expressaram os nossos objetivos, culminados numa Feira de Ciências no dia 27 de outubro de 2012.


Introdução
A busca pela alimentação ideal é uma prática antiga, presente em todos os povos e em várias realidades socioculturais.
Nas sociedades mais desenvolvidas, bem como nas menos desenvolvidas, essa relação de saúde com a alimentação diferenciada tem sido marcada por interesses de classes, onde o consumo idealizado pela mídia defende e promove a massificação de hábitos e atitudes que ferem os conceitos acerca da qualidade de vida .
Não basta estar inserido num contexto em que a vida saudável pode ser mais e melhor vivenciada, como é o caso do habitante do campo. É necessário que, os que lá vivem e se organizam, se conscientizem da necessidade de conciliar vários elementos que promovam a vida saudável: alimentação, sustentabilidade, autonomia e trabalho qualificado.
Nossa escola faz parte deste contexto: um ambiente de formação técnica na área de agropecuária, capaz de otimizar a produção do campo e garantir a eficácia da tríade alimentação-saúde-qualidade de vida.
Assim, vinculada às ciências produtivas e às teorias ruralistas, nossa escola prima por realizar pesquisas e atividades com os nossos alunos que possibilitem esse encontro de interesses e desafios, sempre legitimado pela democracia e ideologia comunitária.
No mês de outubro, muitas foram as ações que puderam exemplificar isso. Convidamos a todos a examiná-las.

Objetivo Geral
Possibilitar o desenvolvimento de competências e habilidades na busca de solução de problemas relacionados ao consumo de alimentos e à vida saudável.

Objetivos Específicos
Sensibilizar toda comunidade escolar acerca da importância da alimentação saudável;
Promover um espaço perene de discussão sobre os temas saúde, sustentabilidade, consumo e reaproveitamento de alimentos;
Apresentar material didático que desperte o interesse dos alunos e os motive à pesquisa;
Desenvolver atividades de pesquisa no laboratório de informática e na sala de leitura;
Possibilitar uma visão multidisciplinar e interdisciplinar dos conteúdos apresentados em cada disciplina;
Construir conceitos a partir da elaboração de oficinas e experimentos a serem apresentados no dia da culminância do projeto: Feira de Ciências.

Disciplinas Envolvidas
Por compreendermos que a prática pedagógica multidisciplinar e interdisciplinar é a que mais se apresenta no contexto educacional, talvez pela própria dificuldade de entendimento sobre o que seja um trabalho transdisciplinar, todas as disciplinas foram envolvidas;

Cronograma de Atividades
Durante todo o mês de outubro, todos os conteúdos trabalhados com os alunos, de acordo com a proposta curricular do Município de Cabo Frio, convergiram com a temática do projeto, de acordo com a especificidade de cada turma e ano de escolaridade.
No entanto, no dia 27 de outubro, no horário de 08:00 às 12:00, ficou estabelecido a culminância do projeto com a exposição dos trabalhos, realização de oficinas e experimentações dos alunos.

Anexos
Cronograma de Atividades
Fotos do processo;
Fotos da culminância.



























Nenhum comentário:

Postar um comentário