quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Quem é Nilo Batista?



Nilo Batista (Natal, 17 de abril de 1944) é um advogado e jurista brasileiro.
Ainda na infância mudou-se para Juiz de Fora, onde concluiu o curso de Direito em 1966, na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora. Especializou-se em direito criminal e empresarial; é também professor de direito. Concluiu o doutorado no Rio de Janeiro pela então Universidade do Estado da Guanabara (hoje UERJ).
Iniciou-se na advocacia criminal com o jurista Heleno Cláudio Fragoso, a quem, posteriormente, sucederia na cátedra de Direito Penal na UERJ.
Ainda estudante em Minas, filiou-se ao PTB de Vargas. Após o regime militar ao PDT, de Leonel Brizola, de quem foi Secretário de Estado (Polícia e Justiça) e vice-governador (1990-1994). 
Foi governador do Estado do Rio de Janeiro de abril de 1994 a janeiro de 1995, quando Leonel Brizola se desincompatibilizou do cargo para disputar a Presidência da República.
Candidatou-se à prefeitura da cidade do Rio de Janeiro em 2004, sem sucesso.
É autor de vários artigos e livros sobre Direito Penal e Criminologia, destacando-se, entre outros, Direito Penal Brasileiro, escrito em conjunto ao argentino Eugenio Raúl Zaffaroni. Em seus escritos sempre há uma postura socialmente contestadora, procurando ligar o fenômeno criminal aos problemas sociais como a pobreza e a má distribuição de renda.
Atualmente exerce a função de professor do quadro permanente do Programa de Mestrado em Direito da Universidade Cândido Mendes, professor titular de Direito Penal na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e, desde 2006, é professor titular de Direito Penal na Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.
É fundador do Instituto Carioca de Criminologia sediado no bairro de Santa Teresa no Rio de Janeiro.
Foi muito atuante durante a ditadura militar brasileira advogando em prol de diversos presos políticos.


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário