Projeto:
“NILO + 20”
Semana
do meio ambiente 2012
Org.
Área de Humanas
Apresentação
Considerando a importância dos jovens
participarem de múltiplas experiências que os ajudem a construírem
o sentido da aprendizagem e a sua própria identidade o Projeto “NILO
+ 20” oferece-lhes a oportunidade de interpretar suas relações
com o meio ambiente através de um trabalho interdisciplinar
analisando a questão do desenvolvimento sustentável e a preservação
ambiental.
Evolução
Histórica do Direito Ambiental
Em
1972 a ONU decidiu realizar a primeira conferencia sobre o meio
ambiente, na cidade de Estocolmo, Suécia. Essa primeira conferencia
é conhecida por ser o marco do debate sobre a questão ambiental de
forma internacional.
Em 26 de abril de 1986 ocorreu o
acidente nuclear em Chernobyl que abriu os olhos dos países
contrários a preservação do meio ambiente que visavam somente a
produção e o lucro.
Diante deste cenário e da não
efetividade da conferencia de Estocolmo, a ONU decidiu se reunir
novamente, dessa vez dando enfoque aos países latino americanos,
conhecido como ECO-92 ou RIO 92.
Nesta conferencia foram produzidos
diversos documentos. Dentre eles destaca-se a Agenda 21, que ditou
que cada país deve estabelecer um plano com relação à preservação
do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável.
Objetivando realizar um balanço
geral da situação dos países que assinaram a Agenda 21 foi
realizada pelas nações Unidas a Cúpula Mundial sobre
Desenvolvimento Sustentável, que ficou conhecida como RIO+10 em
Johanesburgo, África do Sul.
Diante do insucesso da RIO + 10 e do
não cumprimento da RIO – 92, a ONU planeja realizar ainda em 2012
uma nova reunião no Brasil, provavelmente em junho, semana do meio
ambiente, ou seja, a RIO + 20.
O que é?
O projeto “NILO + 20” é um
conjunto de atividades voltadas para a busca do desenvolvimento
sustentável e a preservação ambiental. Tendo como ponto de partida
o evento RIO + 20 que acontecerá este ano no Rio de Janeiro e que
visa discutir os rumos
do planeta no que se refere a questão
ambiental. O objetivo é contribuir de forma decisiva para a
auto-estima e conscientização ambiental de toda comunidade escolar
através de atividades práticas.
Por
que realizar este projeto?
Atualmente não existe causa mais
importante do que a preservação ambiental e o desenvolvimento
sustentável do planeta. As complicações de uma sociedade
capitalista e tecnológica têm causado danos desastrosos ao meio
ambiente, portanto esta discussão envolve a todos.
A Lei
Nº 6.938, De 31 De Agosto De 1981
Da
Política Nacional Do Meio Ambiente aduz em seu Art
2º, inciso X: A
Política Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservação,
melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida,
visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento
sócio-econômico, aos interesses da segurança nacional e à
proteção da dignidade da vida humana, atendidos os seguintes
princípios: educação ambiental a todos os níveis de ensino,
inclusive a educação da comunidade, objetivando capacitá-la para
participação ativa na defesa do meio ambiente.
A Lei 9795 da educação ambiental em seu Art. 3o afirma: Como parte do processo educativo mais amplo, todos têm direito à educação ambiental, incumbindo:
I
- ao Poder Público, nos termos dos arts. 205
e 225 da Constituição Federal, definir políticas públicas que
incorporem a dimensão ambiental, promover a educação ambiental em
todos os níveis de
ensino e o engajamento da sociedade na conservação, recuperação e
melhoria do meio ambiente.
O que podemos esperar do
“Projeto NILO + 20”?
- Promover a interdisciplinaridade ao interligar as várias dimensões do saber escolar,
-
Promover a conscientização ambiental de toda comunidade,- Promover a interdisciplinaridade ao interligar as várias dimensões do saber escolar,
Quais
atividades podemos realizar durante o desenvolvimento do projeto?
-
Trilhas ecológicas
-
Apresentações artísticas
-
Palestrantes e contadores de estórias
-
Produção de vídeos
Ensino
Fundamental
Reciclagem,
poluição sonora, poluição do ar, globalização, tecnologia,
capitalismo, fauna, flora, genética, etc.
Ensino
Médio
As
políticas ambientais, o código florestal brasileiro, direitos
humanos, ética, cidadania, recursos genéticos, trabalho, alimentos
transgênicos, propriedade, etc.
Critérios
de Avaliação
As
tarefas desenvolvidas serão avaliadas de acordo com o critério de
cada professor.
Cronograma
Visita a APA/José Gonçalves- Armação de
Búzios
|
20/06/2012
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Visita a ECAEV – Unamar- 09:00 hs
|
13/ 06/2012
|
Visita a Fazenda Campos Novos
|
___/____/2012
|
Visita a Quinta da Boa Vista e as Atividades
do RIO + 20
|
20/06/2012
|
Exposição na escola
|
___/____/2012
|
Culminância: Palestra, Vídeo, Gincana...
|
___/____2012
|
Produção de vídeos
|
___/____2012
|
Recursos
Necessários
Humanos:
Comunidade escolar e palestrantes convidados
Materiais:
Recursos Visuais e audiovisuais
Referencias
Bibliográficas
ORIENTAÇÕES
CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO. Área
de Ciências Humanas e suas tecnologias.
Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação
Básica, 2008.
RAIMUNDO DOS SANTOS, Antônio.
Metodologia Cientifica.
Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
Lei Nº 6.938 DA POLÍTICA NACIONAL DO
MEIO AMBIENTE
Lei 9795 DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Lei 9.394 LDB - LEI
DAS DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL.
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