segunda-feira, 10 de setembro de 2012






Projeto: “NILO + 20”
Semana do meio ambiente 2012
Org. Área de Humanas
Apresentação
Considerando a importância dos jovens participarem de múltiplas experiências que os ajudem a construírem o sentido da aprendizagem e a sua própria identidade o Projeto “NILO + 20” oferece-lhes a oportunidade de interpretar suas relações com o meio ambiente através de um trabalho interdisciplinar analisando a questão do desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental.




Evolução Histórica do Direito Ambiental

Em 1972 a ONU decidiu realizar a primeira conferencia sobre o meio ambiente, na cidade de Estocolmo, Suécia. Essa primeira conferencia é conhecida por ser o marco do debate sobre a questão ambiental de forma internacional.
Em 26 de abril de 1986 ocorreu o acidente nuclear em Chernobyl que abriu os olhos dos países contrários a preservação do meio ambiente que visavam somente a produção e o lucro.
Diante deste cenário e da não efetividade da conferencia de Estocolmo, a ONU decidiu se reunir novamente, dessa vez dando enfoque aos países latino americanos, conhecido como ECO-92 ou RIO 92.
Nesta conferencia foram produzidos diversos documentos. Dentre eles destaca-se a Agenda 21, que ditou que cada país deve estabelecer um plano com relação à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável.
Objetivando realizar um balanço geral da situação dos países que assinaram a Agenda 21 foi realizada pelas nações Unidas a Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, que ficou conhecida como RIO+10 em Johanesburgo, África do Sul.
Diante do insucesso da RIO + 10 e do não cumprimento da RIO – 92, a ONU planeja realizar ainda em 2012 uma nova reunião no Brasil, provavelmente em junho, semana do meio ambiente, ou seja, a RIO + 20.
O que é?
O projeto “NILO + 20” é um conjunto de atividades voltadas para a busca do desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental. Tendo como ponto de partida o evento RIO + 20 que acontecerá este ano no Rio de Janeiro e que visa discutir os rumos
do planeta no que se refere a questão ambiental. O objetivo é contribuir de forma decisiva para a auto-estima e conscientização ambiental de toda comunidade escolar através de atividades práticas.
Por que realizar este projeto?

Atualmente não existe causa mais importante do que a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável do planeta. As complicações de uma sociedade capitalista e tecnológica têm causado danos desastrosos ao meio ambiente, portanto esta discussão envolve a todos.
A Lei Nº 6.938, De 31 De Agosto De 1981 Da Política Nacional Do Meio Ambiente aduz em seu Art 2º, inciso X: A Política Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento sócio-econômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana, atendidos os seguintes princípios: educação ambiental a todos os níveis de ensino, inclusive a educação da comunidade, objetivando capacitá-la para participação ativa na defesa do meio ambiente.



A Lei 9795 da educação ambiental em seu Art. 3o afirma: Como parte do processo educativo mais amplo, todos têm direito à educação ambiental, incumbindo:
I - ao Poder Público, nos termos dos arts. 205 e 225 da Constituição Federal, definir políticas públicas que incorporem a dimensão ambiental, promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e o engajamento da sociedade na conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente.
O que podemos esperar do “Projeto NILO + 20”? 


- Promover a interdisciplinaridade ao interligar as várias dimensões do saber escolar,
- Promover a conscientização ambiental de toda comunidade,

- Compreender a importância das lutas para a conquista dos direitos estabelecidos pela democracia,
- relacionar democracia, direitos humanos e meio ambiente.


 Quais atividades podemos realizar durante o desenvolvimento do projeto? 


- Produção de redações, poesias e frases sobre a semana      do meio ambiente
 - Trilhas ecológicas
- Apresentações artísticas
- Palestrantes e contadores de estórias
- Produção de vídeos

Ensino Fundamental
Reciclagem, poluição sonora, poluição do ar, globalização, tecnologia, capitalismo, fauna, flora, genética, etc.

Ensino Médio
As políticas ambientais, o código florestal brasileiro, direitos humanos, ética, cidadania, recursos genéticos, trabalho, alimentos transgênicos, propriedade, etc.

Critérios de Avaliação
As tarefas desenvolvidas serão avaliadas de acordo com o critério de cada professor.





Cronograma
Visita a APA/José Gonçalves- Armação de Búzios
20/06/2012
Visita a ECAEV – Unamar- 09:00 hs
13/ 06/2012
Visita a Fazenda Campos Novos
___/____/2012
Visita a Quinta da Boa Vista e as Atividades do RIO + 20
20/06/2012
Exposição na escola
___/____/2012
Culminância: Palestra, Vídeo, Gincana...
___/____2012
Produção de vídeos
___/____2012

Recursos Necessários
Humanos: Comunidade escolar e palestrantes convidados
Materiais: Recursos Visuais e audiovisuais
Referencias Bibliográficas
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO. Área de Ciências Humanas e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.
RAIMUNDO DOS SANTOS, Antônio. Metodologia Cientifica. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
Lei Nº 6.938 DA POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
Lei 9795 DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Lei 9.394 LDB - LEI DAS DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL.

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